terça-feira, 3 de agosto de 2010

Britânico faz percurso margeando o rio, para chamar atenção para a floresta

Rio Amazonas a pé
Britânico faz percurso margeando o rio, para chamar atenção para a floresta

fonte: Globo Amazônia/ BBC




Em 2 de abril de 2008, Ed Stafford saiu do Monte Mismi, no Peru, usando a trajetória do rio Amazonas, e espera chegar à costa paraense no próximo dia 9 deste mês. Foram quase dois anos e meio de caminhada, com um firme propósito: chamar a atenção do mundo para a Amazônia.


Natural de Mowsley, em Leicesteshire, no centro da Inglaterra, Stafford, de 34 anos, conta que todo mundo disse que a sua missão era impossível. Resultado: “Isso me fez querer provar que eles estão errados", argumentou o ex-capitão do Exército britânico, que ajudou a missão da ONU no Afeganistão e aconselhou a BBC na produção de documentários sobre meio-ambiente.




Em seu blog Walking the Amazon, que Stafford atualiza através de um latpop e de uma conexão de internet via satélite (e pelo serviço de microblogging Twitter), diz: "Levantar todo dia e vestir roupas molhadas é difícil.

O desafio, tanto mental quanto físico, é o mais cansativo. Sou muito humilde em relação a quanto tive de contar com outras pessoas e me beneficiei imensamente da generosidade das pessoas que encontrei no caminho", escreveu.


Desses encontros, o mais duradouro tem sido com o peruano Gadial Sanchez Rivera – o Cho –, que desde então se tornou parceiro inseparável de Ed Stafford nesta aventura. “Comecei a caminhar com Ed no começo porque senti uma responsabilidade de tentar ajudar esse louco em uma área muito perigosa, com traficantes e tribos hostis", afirmou.


A dupla já deixou a área de floresta e agora espera vencer os percursos até o destino final, Belém, em estradas da região.

Entre no site aqui: http://pt.walkingtheamazon.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário